sexta-feira, 25 de maio de 2012

Secretário de Educação do Estado Anuncia Escola Tecnica na região da Nova Santa Marta em Santa Maria

A 1ª vez que apresentamos esta demanda a sociedade, muitos foram aqueles que disseram que queríamos demais. Na época em 2007, fomos afirmativos em dizer que era necessário uma Escola de ensino médio técnica, passaram-se 5 anos e o anuncio finalmente veio , não por acaso no governo Tarso Genro(PT) mas por uma serie de fatos, onde diversos protagonistas atuaram para concretização deste objetivo.
veja em: http://mnlmsm.blogspot.com.br/2007/06/grande-caminhada-conclui-primeira-fase.html Queremos neste texto dar visibilidade ao protagonistas da comunidade, do povo em geral, pois muitas vezes a mídia convencional vincula os Movimentos Populares nas manchetes dos protestos e das reivindicações e da pouca ênfase ao Papel desta pessoas quando da conquistas dos objetivos. Assim se destaca o papel das autoridades Prefeitos, Governadores, Secretários , Deputados , Vereadores já a participação cidadã, protagonista das mobilizações populares fica secundarizada por isso decidimos relembrar a todos da caminhada até a conquista do Ensino Médio Técnico na Nova Santa Marta a partir do olhar dos estudantes dos moradores e de suas entidades . Então após a primeira manifestação , continuamos a pressão porém o Governo do Estado pouco correspondia, bem como as tarefas para efetivação do PAC consumia boa parte do tempo das lideranças. Mesmo assim dirigimos a luta para dentro da comunidade. Escolas e entidades sociais passaram a fazer a discussão mais ampliada o que resultou em dois movimentos : 1ª mobilização- Fizemos a caravana a Porto Alegre onde estudantes professores Pais e lideranças dos Movimentos Populares foram na Secretaria da Educação do Estado e na Assembleia Legislativa onde fomos em todos os gabinetes pedir apoio para esta demanda com solicitação de uma emenda no Orçamento do Estado, de 1 milhão para construção da Escola. Que chegou a ser apresentada pelo Deputado Marcon e defendida por praticamente todas as bancadas e que somente não foi votada por um pedido do Governo e do Dep Marchesan Jr argumentando que estes recurso seriam garantidos pelo governo e que seria desnecessário a emenda apresentada, veja em : http://mnlmsm.blogspot.com.br/2009/11/ensino-medio-na-nova-santa-marta.html 2ª mobilização- Nossa segunda ação , fizemos uma grande caminhada realizada em 06/11/2009 que reuniu toda a comunidade e Políticos da região com a presenças de mais de 2000 pessoas
3ªmobilização- Após a caminhada seguiram-se meses de negociação e a Governadora Yeda enrolando e não encaminhando nada definitivo. Nas eleições durante a visita do Governador Tarso apresentamos a demanda e realizamos um ato do lado da Ecola Estadual Santa Marta com a presença do candidata Tarso.
4ª mobilização- Quando o governador Tarso esteva na Santa Marta para a inauguração da Biblioteca que leva o nome do seu Pai Adelmo Genro , novamente entregamos um documento exigindo o Ensino Médio Tecnico. 5ª mobilização_ E Por ultimo durante a Marcha Estadual da Reforma Urbana exigimos uma audiência com o Governador . Nesta audiência o Tema da Escola Tecnica na Nova Santa Marta foi apresentado novamente ao Governador .
Assim achamos que a comunidade suas lideranças e Entidades cumpriu a sua parte. e continuaremos alerta até que a escola esteja realmente pronta e funcionando garantindo formação técnica e profissional para as atuais e futuras gerações . Por fim agradecemos a todos que se empenharam: Vereadores, Deputados, Dirigentes de órgãos estaduais, e a todos que se empenharam, para mais uma conquista do povo da Nova Santa Marta, nossos sinceros agradecimentos . Em Especial ao Governador Tarso Genro que cumpriu sua palavra, Ao secretario de Educação José Clovis Azevedo, e ao líder do Governo Valdeci Oliveira que desde o inicio do Mandato do Governador não mediram esforço para garantir essa conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário